10 maneiras de cuidar do seu casamento enquanto você tem crianças pequenas

23240lpr_994aaa0a14f964b

Minha esposa Esther e eu moramos na pequena casa pastoral ao lado da nossa igreja. Também Isaiah e Naomi, nossos filhos.

Com nomes bíblicos como esses, você pode pensar que Isaías e Naomi seriam os companheiros de quarto ideais. Mas nós percebemos que Isaiah (que apenas virou três) pode ser muito temperamental, e que Naomi (apenas um ano de idade) possui um poderoso conjunto de cordas vocais.

Adoro ser pai, e temos ótimas crianças. Eles me dão muita alegria. Mas nem sempre é fácil. Ter filhos mudam para o casamento de forma permanente. Você tenta conversar e você está constantemente interrompido; Você planeja tempo para se conectar e você está completamente exausto; Você tenta planejar uma noite de compromisso e então você percebe o quão caro é uma babá. Você consegue entender a ideia?!

Ultimamente, estive pensando em algo que minha mãe disse uma vez: ser pai, apesar de todo o estresse que você pode colocar em seu casamento, também permite que seu casamento cresça mais profundamente e seja mais enriquecido. É como lutar com alguém, voltar para casa e depois perceber os bons amigos que eles se tornaram porque estavam nas trincheiras juntas. Então, estou aprendendo a ver esta fase de desafio como uma oportunidade para o nosso casamento, não apenas uma fase para suportar.

Após minha caminhada com Cristo, nada deve ter uma prioridade maior na minha vida do que cultivar intimidade e amizade com minha esposa, ou mesmo ser pai. Na verdade, eu sei que não posso ser o pai que Deus me chama a ser, a menos que meu casamento seja forte. Estas são algumas das estratégias que pensamos sobre isso pode ser útil para outros jovens pais em uma fase de vida semelhante.

Dez Estratégias para o Crescimento

1. Intentar beijar / abraçar / elogiar seu cônjuge durante o dia

Deixe isso ser a primeira coisa que você faz quando chegar em casa todos os dias. Eu sou  atropelado pelos meus filhos na porta da frente, eles querem brincar. Eu quero prestar atenção neles, mas eu também quero que eles vejam que Esther é uma prioridade que nada pode mudar isso. Pequenos momentos diários para contato, afirmação e assistência, ajuda para com su esposa.

2. Gaste dinheiro para babás e férias o máximo que puder

É caro, mas é um bom investimento. Ao planejar uma noite a dois, muitas vezes penso: “Podemos pagar isso?” Mas quando fazemos, sempre penso: “Estou feliz por ter feito isso, precisamos disso”. É tão importante ter momentos de risada, recreação e brincar com sua esposa. O velho ditado é corajoso, mas é verdade: “Famílias que jogam juntos ficam juntas”.

3. Faça caminhadas

Isso fez a diferença para nós, porque nossos filhos estão realmente quietos em suas cadeiras de bebê. Nós exercemos e temos uma conversa prolongada, coisas que podem ser facilmente deslocadas quando a vida está agitada. Se a caminhada não funcionar, talvez vocês possam procurar outro hobby para fazer juntos.

4. Tenha momentos criativos

Nós desenvolvemos nossa própria “data” semanal em casa, que normalmente consiste em colocar as crianças para dormir mais cedo, então lemos um capítulo do livro da minha avó sobre casamento, conversamos sobre a vida e jogamos um jogo de tabuleiro. Ter uma “noite de se divertir em casa” economiza dinheiro e reduz a tirania da TV constante à noite.

5. Enviar mensagens de texto ao longo do dia

Eu não gosto da maneira como a tecnologia está sempre me distraindo do presente, mas se houver uma pessoa que eu quero estar em um diálogo de texto contínuo, é com minha esposa. É uma pequena coisa que ajuda ainda mais a nossa amizade, piadas e diversão. Isso mostra que eu estou pensando nela. É uma forma de comunicação que não pode ser interrompida por um bebê chorando.

6. Planeje o tempo para estarem juntos intimamente

Às vezes, os pais de crianças pequenas têm dificuldade em encontrar tempo para a intimidade. Não tenha medo de planejar isso em sua programação semanal. O sexo planejado é melhor do que não ter relações sexuais, e é uma maneira de mostrar seu compromisso nesta área do seu casamento durante um período ocupado.

7. Criem tempo e ocasião para ler a Bíblia e orar juntos

Não é poder fazer devoções juntos é uma oportunidade perdida. Sua esposa provavelmente o conhece melhor do que qualquer outra pessoa e, portanto, é a melhor pessoa para lhe afiar espiritualmente.

8. Interesse pela vida cotidiana de seu cônjuge

É mais fácil distanciar-se quando você está desconectado do que sua esposa está ocupando durante o dia. Se você trabalha, faça muitas perguntas sobre o que está acontecendo no escritório e seja o seu maior defensor. Se você ficar em casa, ajude-a com as tarefas domésticas para que você a conheça e aprecie tudo o que ela faz em dentro de casa.

9. Cultive a compaixão pela maior fraqueza de sua esposa

Ser pai pode trazer à superfície os medos mais profundos, os pecados e as falhas do seu cônjuge. É fácil desprezar essas coisas, especialmente na medida em que são diferentes das suas próprias lutas. Aqui estão algumas maneiras que podem lhe judar:

Lembre-se e lamenta seu próprio pecado.
Peça ao Senhor uma ternura e compaixão especiais.
Não provoque seu cônjuge com sarcasmo.
Fale com respeito aos seus amigos sobre sua esposa, em vez de se queixar.
Mostre muita paciência e gentileza ao discutir suas fraquezas (se for caso disso, discuta-as).

10. Perseguir o coração do seu cônjuge

O que você está interessado nestes dias? O que há no seu muro do Facebook? Quais são seus medos sobre os próximos 18 meses? Quais músicas você gosta atualmente? Estude-os. Cultive “piadas interiores” juntos. Mantenha segredos com ela, e não dela (que cria intimidade ao longo dos anos). Faça como seu objetivo ao longo da vida se apaixonar tanto quanto você fez quando namorava com ela, em todas as etapas do casamento.

Satanás e nossa cultura nos bombardeiam com a mentira de que os assuntos amorosos são mais excitantes do que a fidelidade. Um aspecto do nosso testemunho do evangelho é encarnar a verdade real de que o compromisso absoluto com a união é o caminho para a verdadeira alegria. O que é interessante em qualquer relacionamento romântico, seja qual for a intimidade que seu coração anseia, qualquer força que você tenha para oferecer a outra pessoa, o propósito do casamento é derramar tudo isso em uma pessoa para o resto de sua vida. Esta é a estratégia de Deus, e é a maneira mais satisfatória de viver. Vamos cultivar casamentos que apontem para a beleza e a realidade de Cristo em nossas vidas.

Originalmente publicado na The Gospel Coalition.

Autor

Gavin Ortlund é estudante de doutorado em teologia histórica no Fuller Theological Seminary e trabalha na equipe da Igreja Congregacional Sierra Madre em Sierra Madre, Califórnia, onde mora com sua esposa e filho. Gavin escreve regularmente no Soliloquium.

Deixe um comentário